É uma habilidade focada no suporte de si mesmo ou outros personagens permitindo a cura de ferimentos dos mais variados tipos. As técnicas utilizadas através desta habilidade recuperam Vitalidade ao curar os ferimentos, sendo o valor recuperado equivalente ao Chakra consumido para a utilização da técnica (p.ex. Uma técnica de rank-A que consuma 100CH irá recuperar 100HP).
Há ainda limitações para cada nível de técnica de acordo com o que pode ou não ser regenerado:
Tabela de Limites:
Grau de Ferimento p/ Rank
D & C: Cortes superficiais, queimaduras de primeiro grau, traumas básicos nos ossos e danos mínimos. B: Cortes medianos, queimaduras de segundo grau, traumas altos, danos medianos em geral. A: Cortes profundos, traumas expostos, membro arrancado, danos altos. S: Todos os tipos de lesões, exceto fatais e recompor membros perdidos.
Turno p/ Ferimento
Os ferimentos levam mais ou menos tempo para serem curados de acordo com seu nível.
Leves: Curados com técnicas rank D & C curam no mesmo turno. Moderados: Curados com técnicas rank B levam um turno para serem recuperados. Graves: Curados com técnicas rank A levam dois turnos para serem recuperados, se usado uma técnica rank S levará um turno.
Há, porém, certos Jutsus que fogem a essa regra, ou seja, não levam o mesmo tempo para recuperar, sendo de cura instantânea sempre, pois são específicos para isso:
- Heal Bite - Sōzō Saise (e evolução) - Rikudō no Yō no Chikara - In'yu Shōmetsu.